quarta-feira, 27 de abril de 2011

Atividade na disciplina de Língua Inglesa utilizando o editor de texto Writer, no Linux

            É de fundamental importância que nas aulas de Língua Inglesa o ensino seja voltado para a comunicação. Nesse sentido, dominar as formas de apresentação de si mesmo e das demais pessoas é um requisito essencial para que o aluno interaja com outros indivíduos em uma língua estrangeira, aqui especificamente o inglês. Pensando nisso, propõe-se, para a turma 111 do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Vila Maria, o seguinte plano de aula na disciplina de Língua Inglesa:
            Previamente, em sala de aula, analisa-se quais são as principais formas de apresentação das pessoas (amigos, colegas, família, vizinhos, professores, etc.) utilizando o verbo to be. Após, menciona-se que a atividade a qual os alunos terão de desenvolver envolve a criação de uma tabela, no editor de texto Writer, no sistema operacional Linux, com três colunas e no mínino cinco linhas. As três colunas terão os seguintes títulos, respectivamente: Presentation, onde os alunos deverão apresentar as pessoas conhecidas por eles, por exemplo: This is Juliana, These are Maria and Pedro; Description, a qual os alunos farão a descrição da pessoa apresentada na primeira coluna, como: She is my classmate, They are my friends; Picture, espaço onde os alunos deverão inserir uma imagem da pessoa apresentada. Essa imagem deverá ser baixada da internet e após, colada na tabela. Ressalta-se que as imagens ficam a critério de escolha do aluno, podendo ser de pessoas famosas, de desenhos animados, etc. Criada a tabela e devidamente preenchida com todos os itens acima, os alunos serão convidados a salvar o documento no desktop do computador para posterior análise do professor.  Para essa atividade, serão utilizados dois períodos de aula e para melhor condução da mesma usar-se-á um recurso de multimídia, o datashow. O plano de aula será aplicado pelas professoras Maura Colet Dalchiavon e Neura Lorini Matt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário